30 março 2010

Humildade e auto-estima devem andar lado a lado

Divulgação

A mensagem de hoje é baseada na humildade e na dignidade. Acredito que essas sejam as principais virtudes para alcançar a vitória e o reconhecimento próprio, de que somos capazes de fazer o nosso papel, melhor a cada dia.

Os obstáculos superados nos últimos dias da minha vida me fizeram acreditar que existem dois tipos de sabedoria, a inferior e a superior. A inferior é aquela baseada no quanto uma pessoa sabe ou conhece as coisas e pessoas, e a superior, é dada pelo quanto a pessoa tem consciência de que não sabe de nada.

As dificuldades profissionais e pessoais que passei me levaram refletir e opitar pela sabedoria superior. Porque por mais que eu conheça a vida, serei sempre uma eterna aprendiz na escola da vida. Depois de ouvir muitos "não" e de ser tachada como "pequena", resolvi buscar a tolerância, o alívio depois de um dia duro de trabalho, com a certeza de que dei o meu melhor e, especialmente, a perdoar aqueles que por várias vezes tentaram puxar o meu tapede e me desmoralizar.

Aos 26 anos de idade aprendi o verdadeiro significado do perdão, porque sem ele, o monstro do passado eclodirá no meu presente e dominará meu futuro. E a melhor forma de alcançar o perdão não é tentar perdoar, mas conpreender as motivações e atitudes do outro. Eu simplesmente decidi que não quero mais dormim com o inimigo!!!

Confesso que não cheguei a essa conclusão sozinha. Os textos do velho e bom Augusto Cury me fizeram companhia nesta tarde de dificuldades mesclada a euforia e ansiedade, e me convidou a falar comigo mesma por meio deste texto:

"Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: 'A água nunca discute com seus obstáculos, sempre os contorna'. Quando alguém o ofender ou frustrar, seja "você" a água, e o outro, o obstáculo. Contorne-o sem discutir! Aprenda a amar sem esperar muito dos outros".

Este trecho me levou a pensar na proteção das emoções, a filtrar as agressividades e incompreensões sofridas. A respeitar a emoção, porque ela é a parte mais frágil da alma, mesmo que paradoxalmente, seja a mais protegida. Estou superando minhas emoções e já não gravito em torno dos insucessos do dia-a-dia, sei que algumas derrotas são inevitáveis, porém, impressindíveis para que encontremos outra saída.

É preciso arejar as emoções! Mas se você estiver desanimado, com baixa auto-estima, frustrado, pense na maior de todas as façanhas, na mais linda dança de concepção da vida. Pense que desde a fecundação do óvulo você é vitorioso. Venceu milhares de concorrentes depois de ser pisoteado, pressionado e esmagado, e depois de tantos obstáculos superados, aqui estamos nós, reclamando da vida... Isso não é justo!

Sugiro que encontre um tempo pra você, dialoge consigo mesmo, com suas dúvidas, ansiedades, desejos, anseios, medos, sonhos, objetivos e razões. Aprenda a cuidar mais de você, e avalie o que tem sido feito da sua vida. Bom, fazer um stop introspectivo e promover uma faxina no escritório da alma me fez muito, muito bem. Talvez funcione com você!!!

Um comentário:

  1. Lindo demais! Também vou parar para fazer uma faxina na alma! Faz bem e preciso muito. Beijos.

    ResponderExcluir